domingo, 30 de janeiro de 2011

A Diferença entre: Templo, Igreja e Casa de Deus; Por Diego Oliveira



Olá povo de Deus que lê o blog SobreCristianismo, estava com saudades. Infelizmente estive um pouco ocupado, mas não esqueci jamais dos nossos leitores. O bom foi saber que o blog estava em boas mãos, li os posts do Mário e do Enderson, bem.. Estou de volta. E vos trago um pensamento meu para compartilhar, pois essa foi a idéia inicial da internet, e do blog, compartilhar. É de se saber que existem muitas pessoas que concordam com o meu pensamento por ai, como vimos na imagem acima, mas esse post é também para os que não concordam, caso isso aconteça uma outra função do nosso blog entra em ação, o debate, sim, está aberto o espaço para debates de opiniões desde que use-se de respeito a opinião contrária, então vejamos.



O Texto é: João 2: 14 ao 21

14 E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados;
15 e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;
16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
17 Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
18 Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostras, uma vez que fazes isto?
19 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei.
20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias?
21 Mas ele falava do santuário do seu corpo.



Para evidenciar a diferença entre: Templo, igreja e casa de Deus, primeiro darei o meu conceito de cada um. Pois bem, o Templo é o ugar onde ocorrem os cultos de adoração, celebração e as reuniões litúrgicas, a igreja são as pessoas, que participam, ministram e etc naquele culto, já a casa de Deus é o nosso coração, o coração do arrependido, redimido rendido e perdoado que aceita a cristo.
  


 Agora darei minha explicação. O templo não deixou de ser de certa forma a casa de Deus, Deus está lá, SIM, mas porque nós estamos lá o adorando, a nossa adoração e clamor atrai a sua presença, mas o templo, ao meu ver não é mais um lugar onde Deus está de forma definitiva, sentado, esperando que alguém entre uma vez por ano com vestes de ouro e pedras preciosas para oferecer um animal em sacrifico, não, esse modelo de templo morreu quando o ultimo templo construído a mando de Deus foi destruído pelos romanos a 2000 anos atrás, e tudo o que sobrou hoje dele, foi o muro das lamentações. Como lemos no texto, Jesus valorizava o templo sagrado em jerusalem, mas ele sabia que em breve seria destruído, assim como sabia que iria morrer, e voltaria em três dias. 
O templo foi destruído e nunca mais foi reerguido, porque? Porque os apóstolos no dia da festa de pentecostes receberam para dentro de si o espírito de vida, que os tornou morada de Deus, e daí em diante passaram a ser perseguidos e mortos, por fazer cultos onde não haviam templos, só a igreja, mas o que é a igreja?



A igreja? A igreja é como está na foto acima, O CORPO DE CRISTO uma construção espirítual, onde cada um de nós somos uma pedra, ISSO! a igreja é cada um de nós, que frequenta aquele templo, que participa daquela liturgia, então não está muito correto dizer: EU VOU PARA A IGREJA, e sim EU SOU A IGREJA e agora vou cultuar no TEMPLO, bem como dizer: QUE HORAS ACABA A IGREJA? ah é 20:30 DA NOITE, está errado o que acaba 20:30 é o culto a igreja aqui na terra só irá acabar quando cristo voltar e todos nós vamos fazer parte do mesmo coral, da mesma congregação celestial no céu, com Deus e nosso senhor Jesus Cristo, amém! Glória a Deus!


Mas e a casa de Deus?






A Casa de Deus e a igreja, mas de forma mais individual, a casa de Deus é o nosso coração depois da redenção, quebrantamento e tudo mais. Hoje somos casa, igreja e ainda templo, e sinceramente, muitas pessoas, principalmente jovens, só não são firmes nos caminhos do senhor porque ainda não tem consciencia disto, de que todos nós somos a habitação de Deus, SOU CASA, LUGAR DE DEUS E ELE HABITA EM MIM, DENTRO DE MIM. Ah, irmão, daríamos mais valor a nós mesmos e ao sacrifício de Cristo. Crer nisso é crer no evangelho, quer ver? 

 1 Corintios 6; 19
19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Agora tenha em mente uma coisa, seja casa, participe da igreja e vá a um templo, SIM! mas não fique preso a um lugar, não podemos ficar trancados em um templo esperando que um perdido entre e diga: EU NÃO CONHEÇO ESSE JESUS, MAS QUERO ACEITA-LO, lembre-se que lá fora é frio, mas nós que temos o espírito morando dentro de nós, somos aquecidos, então não podemos deixar nossos irmãos no frio, no escuro, temos que levar esse aconchego e esse conforto, que vem da parte de Deus para nossos irmãos perdidos no mundo.



Deus te escolheu para habitar, você é casa, lugar de Deus ele não quis os templos que eu posso construir com as minhas mãos para fazer de habitação, como era antes. Ele preferiu agente, com todas as falhas e imperfeições, sabe porque? porque somos casa, temos móveis e Deus está movendo as coisas de lugar, arrumando tudo, para que essa casa um dia seja perfeição. Estamos em obras. 




Bem, meus irmãos amados, era isso que eu tinha para vocês. Espero que gostem, se não, ponham suas opiniões e vamos debater.
 Fique ligado! Seja abençoado.

38 comentários:

  1. è isso aí , a Igreja somos nós, Deus não habita em tendas, mas em nós......E somos tb a nova Jeruzalem, aleluia!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não somos a nova Jerusalém.
      Israel não é a igreja. O nosso tempo de igreja irá até o arrebatamento, depois Deus continuará seu plano com Israel e restaurará aquela nação.
      Leia Jeremias 31:35-40 e Romanos 11.

      Excluir
    2. Não somos a nova Jerusalém.
      Israel não é a igreja. O nosso tempo de igreja irá até o arrebatamento, depois Deus continuará seu plano com Israel e restaurará aquela nação.
      Leia Jeremias 31:35-40 e Romanos 11.

      Excluir
  2. Tudo isso que foi escrito por você querido, precisamos gritar a todo pulmão para o mundo. Mas dizer isso não será interessante para as denominações, pois o povo conhecendo a verdade os "templos" instituições ficarão vazios; e vazios não darão lucros financeiros!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. totalmente de acordo com o anonimo é isso mesmo camarada ,quem escreveu essa matéria nao disse toda a verdade, ele disse meia verdade , por que ele nao citou atos 7:48-40-50 atos 17:24-25 ?

      Excluir
    2. Verdade,
      qualquer pastor que deixar de trabalhar para seus lideres (fundadores de denominações) e passar a trabalhar para Jesus, com certeza esvazia o que eles chamam de templos.
      Foi muito bem as suas palavras

      Excluir
    3. Em Hebreus 10:25, fala que não devemos deixar de congregar, temos que nos reunir em templos para vivermos entre cristãos, nós ja conhecemos a Graça do Sr Jesus, se todos os templos acabassem nós continuaríamos na fé, mais e aqueles que ainda não conhecem, iam aprender onde? Na escola? No mundo a respeito de Jesus? Por isso sim é necessário congregações, lógico que não concordo com aquelas que usam o povo para enriquecer, mais ainda tem instituições sérias que ensinam o verdadeiro Evangelho, infelizmente poucos mais tem.Se ninguém prega quem aprenderá.Não vamos generalizar por causa de muitos falsos profetas, achar que todos são podres.Que a Graça do Nosso Senhor Jesus esteja com todos.

      Excluir
    4. Apoio, Cristo vem Buscar a igreja. Nós só Somos Igreja Guando Congregamos. Templo é Lugar de Sacrifício por Isto Somos Templo do Espírito Santo. Sacrificamos Nossa Carne Para Ela Não Ter Poder Sobre Nós.

      Excluir
    5. Concordo plenamente com a Simone.

      Excluir
  3. Nada de templo, com altar e um homem falando!!! Isso não!!!

    ResponderExcluir
  4. Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR.
    (Salmos 122:1)

    AQUI SE REFERE INCIALMENTE AO TABERNÁCULO E A TENDA DA CONGREGAÇÃO, DEPOIS AO TEMPLO CONSTRUIDO POR SALOMÃO, NO ANTIGO TESTAMENTO ERA A CASA DE DEUS NA TERRA.
    =========================================================

    v.19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;

    v.20 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

    v.21 No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.

    v.22 No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

    Efésios 2:19-22)

    HOJE, ALÉM DE NÓS MESMOS SERMOS TEMPLO E HABITAÇÃO DE DEUS. (templos do Espírito Santo) TAMBÉM É BÍBLICO E VERDADERIO AFIRMAR QUE A IGREJA, QUE É O CORPO DE CRISTO E A SUA NOIVA, TAMBÉM É A MORADA DE DEUS EM ESPÍRITO, ISTO É, A IGREJA, QUE É O SEU CORPO TAMBÉM É A CASA DE DEUS.

    A IGREJA É O "UM SÓ CORPO" QUE HÁ. Efésios 4:4
    ==========================================================

    ResponderExcluir
  5. deyvid alex 14 de maio de 2013:muito bom irmão

    ResponderExcluir
  6. vc falou meias verdades, vc disse que somos templos que precisa ir para templos. como se não existe mais templos? Jesus foi bastante claro quando disse: onde estiver 2 ou 3 reunidos em meu nome estarei no meio de vós. (anula qualquer lugar) Estêvão foi apedrejado porque afirmou que Deus não habitava em templos humanos. At 7:48. Paulo pregando aos Gregos disse a mesma coisa. At 17: 24,25. ver: Isaías 66:1,2.

    ResponderExcluir
  7. e, so pra deixar uma pequena pulga atraz da orelha dos queridos irmaos... se a casa de Deus "fisica" nao existe mais, é certo tambem que devolver dizimos?? pq malaquias 3:10 Diz A casa do tesouro nao é??? quem pode nos dar um parecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De boa leia ....
      dizimonovotestamento.blogspot.com.br
      que suas duvidas acabarão, se vc não é circuncidado Malaquias 3:10 não vale pra vc porque não tem parte na aliança judaica, não esqueça que somos gentis temos parte apenas na aliança de Jesus nosso Senhor....
      DERRRRR.....

      Excluir
    2. Amigo os dízimos como cita Malaquias deveria ser feito com o povo de Israel que estava de baixo da lei, antes deveria ser levado ao templo ou para casa do tesouro, mas em Hebreus 7:11, 12 ora, se o aperfeiçoamento fosse pelo sacerdócio Levítico, que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse segundo a ordem de melquisedeque e de que não fosse contado segundo a ordem de arão? Pois mudado que seja o sacerdócio, é necessário que se faça mudança da Lei. Agora amigos estamos debaixo da Lei de Cristo, romanos 8 :11 diz que aquele que é guiado pelo Espírito Santo esse é filho de Deus, vamos devolver o dízimo e ofertar mas para onde o Espírito direcionar, pois muitas pessoas estão passando fome e quantos pastores ricos templos de Ouro mas vazios de Deus

      Excluir
  8. http://sobrecristianismo.blogspot.com.br/2011/01/diferenca-entre-templo-igreja-e-casa-de.html

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a parte que os irmão são o corpo de Cristo, mais no NT o conceito templo acaba, e ainda que existisse somos gentios~, temos parte na aliança de Cristo não na judaica... tem um blog que fala sobre dizimo que fala sobre templo sacerdócio e lei...
    dizimonovotestamento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Se acabar os templos a profissão de pastor vai acabar e só vai existir pastor itinerante sem salário como Jesus foi.

    ResponderExcluir
  11. Se acabar os templos a profissão de pastor vai acabar e só vai existir pastor itinerante sem salário como Jesus foi.

    ResponderExcluir
  12. Se acabar os templos a profissão de pastor vai acabar e só vai existir pastor itinerante sem salário como Jesus foi.

    ResponderExcluir
  13. Opa! Senti uma inspiração da música Casa da banda Palavrantiga aqui no texto vocês, hein... Amei! Parabéns. Que Deus continue abençoando vocês com este blog para que vocês continuem abençoando cada vez mais pessoas com este.

    ResponderExcluir
  14. Opa! Senti uma inspiração da música Casa da banda Palavrantiga aqui no texto vocês, hein... Amei! Parabéns. Que Deus continue abençoando vocês com este blog para que vocês continuem abençoando cada vez mais pessoas com este.

    ResponderExcluir
  15. fez um rodeio danado
    templo e coisa muito passada
    salomão pensou que edificou um templo para Deus.
    O salvador Yaohushua predisse a destruição do templo.
    deus nao habitas em templo feito por mãos humanas tampouco pode ser servido por mãos humanas.

    . e fim


    paz

    ResponderExcluir
  16. Amém Deus é o nosso senhor, q nos protege de todo mal, e o senhor Jesus Cristo é a nossa salvação

    ResponderExcluir
  17. Deus é o nosso senhor pai e Jesus Cristo é a nossa salvação amém Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  18. Deus é o nosso senhor pai e Jesus Cristo é a nossa salvação amém Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  19. Amém Deus é o nosso senhor, q nos protege de todo mal, e o senhor Jesus Cristo é a nossa salvação

    ResponderExcluir
  20. Muitos ataques a pastores, mas devemos lembrar que muitos deles são homens casados, tem despesas como qualquer outra pessoa, claro que existem alguns que estão construindo impérios religiosos, mas existem os homens de Deus, que sofre com o que está acontecendo.OREM PELA OBRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles têm família e despesas, o que impede que trabalhem como qualquer um mortal.

      O Apóstolo Paulo viviva financeiramente da fabricação de Tendas.

      Temos muitos outros exemplos...

      Excluir
  21. Muito boa explicação, louvado seja Deus pela sua vida irmão.

    ResponderExcluir
  22. Glória a Deus! Concordo plenamente com a fala: Ser pastor não é profissão é uma missão...o pastor pode ter sua profissão ,trabalhare sustentar sua família...
    Amei o blog...😍👏👏👏👏🙏

    ResponderExcluir
  23. Aguardo uma visita de vcs no meu blog "Adoradora de Deus " blogspotadoradoradedeus.
    Jesus Cristo é o SENHOR....Fp2.11

    ResponderExcluir
  24. Palavra edificante,aprendi a discernir.Templo, Igreja e Cada de Deus

    ResponderExcluir
  25. Estudo revelado por Deus que o Deus da verdade te use mais mais obrigado

    ResponderExcluir
  26. Eu sozinho não posso ser igreja, eu sou uma parte da igreja, eu sou um membro.

    Igreja quer dizer chamados para fora, no plural, se é no plural são várias pessoas, ou seja vários membros.
    Igreja quer dizer reunião, eu sozinho não posso fazer uma reunião.
    Se eu sou igreja, porque Hebreus10.25 diz que devemos congregar.
    A paz

    ResponderExcluir
  27. Muito bom saber que tens este entendimento. Siga em frente Deus tem muito mais para você.

    ResponderExcluir