quarta-feira, 30 de março de 2011

A função da igreja no caráter das pessoas; Por Enderson Zanha


A Paz do Senhor!

É com muito gosto que atendo esse pedido de nossa Leitora, Luciana. Quero te agradecer Luciana pela sua sugestão e espero está esclarecendo o seu pedido. Nós do sobre cristianismo estamos muito felizes por atendê-la.
Jesus veio ao mundo para nos salvar e nos dá a vida eterna, deixou o seu exemplo para que nós pudéssemos seguir os seus passos e é o caráter dele que devemos imitar.
Temos que ler a bíblia, pois lá estão os passos de nosso Jesus. A igreja está lá para nos auxiliar a seguirmos esses passos. Vamos à igreja para adorar aquele que nos amou primeiro, mas também para ouvir a sua palavra e aprendermos mais sobre ela, e no cotidiano colocá-las em prática. Como o apóstolo Paulo disse em sua primeira carta: “Portanto para isto mesmo foste chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos o exemplo para seguirdes os seus passos.”
Se vamos à escola estudar matemática, com certeza aprenderemos matemática, se vamos ao curso de inglês vamos aprender inglês. Assim se vamos à igreja, vamos aprender sobre o caráter de Cristo que foi deixado na bíblia como exemplo para que fosse seguido. Se estamos no mundo aprenderemos coisas do mundo, mas se estamos na igreja com o verdadeiro COMPROMISSO com Deus, apreenderemos as coisas de Deus e a como podemos conseguir imitar o caráter de Cristo.
E aqui vão seis características que Jesus ensinou e que devem fazer parte de nosso caráter, pois somos todos novas criaturas por meio do nosso Jesus que nos amou primeiro.

1. Santidade
1Pedro 1:15,16: pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todos os vossos procedimento

Uma verdadeira transformação acontece naqueles que foram chamados para seguir a Cristo, a transformação tem que ser por completa, pois Deus vê como o homem não vê, Deus vê o interior de cada pessoa. Portanto temos que equilibrar o interior com o exterior, a mudança tem que ser de dentro para fora, pois não adianta mudar o exterior se o interior continua o mesmo, seria apenas uma capa com um título cobrindo um conteúdo totalmente diferente. O conteúdo verdadeiro só é visível quando a Santidade interior se exterioriza. Portanto o Primeiro exemplo é: Santidade.

2. Pureza
1João 3:3: E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esperança, assim como ele é puro.
 
Todo aquele que vive no pecado não conheceu a Deus, assim diz a Bíblia, ou seja, não há como está perto de Deus se estivermos impuros. Pois o pecado causa a dureza em nosso coração e nos deixa vulneráveis diante as armas do diabo. Muitas das vezes sem percebermos nos tornamos impuros de coração e em pensamento, a nossa vergonha é revelada diante de Deus. Já não temos a mesma força de antes. A renovação e a restauração só chega depois de humilharmos diante do Senhor e do seu Perdão. Pois somos vasos, ele nos quebrará e nos renovará. E essa é mais uma característica da personalidade de Cristo: Pureza.


3. Humildade
O humilhado será exaltado. Forte essa frase hein! Mas é a pura verdade meu amado, e foi isso que Jesus nos ensinou, e foi assim que ele foi coroado em glória pelo Pai Eterno (Felipenses 2: 8, 9: a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. (9) Pelo que também o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome). Jesus foi perseguido, foi humilhado, foi difamado entre outras coisas. Quando estivermos passando por perseguições, por tribulações devemos nos humilhar de todo coração na presença de Deus, pois Deus não resiste a um coração quebrantado, um coração SANTO, PURO E HUMILDE. Portanto meus amados devemos imitar a Cristo também na sua HUMILDADE.

4. Obediência
João 15:10: Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meus pai e no seu amor permaneço.
 
Jesus obedeceu ao Pai até no momento em que mais sofria. É esse o exemplo que devemos seguir. Devemos obedecer a Deus acima de tudo, depois devemos obedecer às autoridades, pais, pastores, em fim os nosso líderes terrenos. Obediência agrada a Deus. Todos os profetas abençoados foram muitos abençoados porque foram obedientes a Deus, os que foram desobedientes receberam seus castigos. Obediência é mais uma Característica da personalidade de Cristo que devemos obedecer.



5. Renúncia
Romanos 15:3: Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim.
 
Os justo pelos injustos.

Cristo nos chama a renunciar. Renunciar quer dizer negar, ou seja, negar a si mesmo. Cristo negou a si mesmo, pois é um Rei, mas morreu por todos nós.
Será que temos coragem de renunciar coisas pequenas; uma posição de destaques, um emprego que não convém com nossa personalidade de servo de Deus, e principalmente todas as nossas vontades pelas vontades de Deus para as nossas vidas; Renunciar nossos sonhos pelos sonhos de Deus para as nossas vidas?
Cristo renunciou a si mesmo...
Renuncie a si mesmo você também.

6. Servir
Mateus 15:28 O filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir

Jesus mostrou para nós Cristãos que o maior é aquele que serve. Deus não faz acepção de pessoas, portanto não há pessoas melhores que as outras, diante de Deus todos somos iguais. Não passamos de pó e cinza aqui nesta terra, somos apenas míseros pecadores que carecem da Glória de Deus. Nós Cristãos sabemos a maneira certa de Viver, que é aceitar todos os dias a Cristo como nosso salvador. Mas como fazenmos isso?
-O servindo.. Servindo ao Senhor todos os dias de todo o nosso coração estamos o aceitando como o nosso salvador, e é essa a maneira certa de se viver. Temos que servir os nosso irmãos da fé, aos ímpios e no tocante todos os serviços alheios e principalmente o nosso Senhor Todo-Poderoso.
Santidade, pureza, humildade, obediência, renúncia e serviço.


São inúmeras as características que definem a personalidade do nosso Senhor, mas essas seis são basicamente as que não devemos esquecer. Pois a função da igreja no caráter das pessoas é ensinar a viver como Jesus viveu, é ensinar a ser como Jesus foi, e ensinar como Jesus foi é ensinar caráter. E é esse caráter que devemos imitar.
Imitando o caráter de Cristo, concerteza, seremos usados nas mãos do Senhor como canais de Bênçãos.
Fique Ligado, Seja abençoado!
A Paz do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário