domingo, 30 de janeiro de 2011

A Diferença entre: Templo, Igreja e Casa de Deus; Por Diego Oliveira



Olá povo de Deus que lê o blog SobreCristianismo, estava com saudades. Infelizmente estive um pouco ocupado, mas não esqueci jamais dos nossos leitores. O bom foi saber que o blog estava em boas mãos, li os posts do Mário e do Enderson, bem.. Estou de volta. E vos trago um pensamento meu para compartilhar, pois essa foi a idéia inicial da internet, e do blog, compartilhar. É de se saber que existem muitas pessoas que concordam com o meu pensamento por ai, como vimos na imagem acima, mas esse post é também para os que não concordam, caso isso aconteça uma outra função do nosso blog entra em ação, o debate, sim, está aberto o espaço para debates de opiniões desde que use-se de respeito a opinião contrária, então vejamos.



O Texto é: João 2: 14 ao 21

14 E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados;
15 e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;
16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
17 Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
18 Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostras, uma vez que fazes isto?
19 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei.
20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias?
21 Mas ele falava do santuário do seu corpo.



Para evidenciar a diferença entre: Templo, igreja e casa de Deus, primeiro darei o meu conceito de cada um. Pois bem, o Templo é o ugar onde ocorrem os cultos de adoração, celebração e as reuniões litúrgicas, a igreja são as pessoas, que participam, ministram e etc naquele culto, já a casa de Deus é o nosso coração, o coração do arrependido, redimido rendido e perdoado que aceita a cristo.
  


 Agora darei minha explicação. O templo não deixou de ser de certa forma a casa de Deus, Deus está lá, SIM, mas porque nós estamos lá o adorando, a nossa adoração e clamor atrai a sua presença, mas o templo, ao meu ver não é mais um lugar onde Deus está de forma definitiva, sentado, esperando que alguém entre uma vez por ano com vestes de ouro e pedras preciosas para oferecer um animal em sacrifico, não, esse modelo de templo morreu quando o ultimo templo construído a mando de Deus foi destruído pelos romanos a 2000 anos atrás, e tudo o que sobrou hoje dele, foi o muro das lamentações. Como lemos no texto, Jesus valorizava o templo sagrado em jerusalem, mas ele sabia que em breve seria destruído, assim como sabia que iria morrer, e voltaria em três dias. 
O templo foi destruído e nunca mais foi reerguido, porque? Porque os apóstolos no dia da festa de pentecostes receberam para dentro de si o espírito de vida, que os tornou morada de Deus, e daí em diante passaram a ser perseguidos e mortos, por fazer cultos onde não haviam templos, só a igreja, mas o que é a igreja?



A igreja? A igreja é como está na foto acima, O CORPO DE CRISTO uma construção espirítual, onde cada um de nós somos uma pedra, ISSO! a igreja é cada um de nós, que frequenta aquele templo, que participa daquela liturgia, então não está muito correto dizer: EU VOU PARA A IGREJA, e sim EU SOU A IGREJA e agora vou cultuar no TEMPLO, bem como dizer: QUE HORAS ACABA A IGREJA? ah é 20:30 DA NOITE, está errado o que acaba 20:30 é o culto a igreja aqui na terra só irá acabar quando cristo voltar e todos nós vamos fazer parte do mesmo coral, da mesma congregação celestial no céu, com Deus e nosso senhor Jesus Cristo, amém! Glória a Deus!


Mas e a casa de Deus?






A Casa de Deus e a igreja, mas de forma mais individual, a casa de Deus é o nosso coração depois da redenção, quebrantamento e tudo mais. Hoje somos casa, igreja e ainda templo, e sinceramente, muitas pessoas, principalmente jovens, só não são firmes nos caminhos do senhor porque ainda não tem consciencia disto, de que todos nós somos a habitação de Deus, SOU CASA, LUGAR DE DEUS E ELE HABITA EM MIM, DENTRO DE MIM. Ah, irmão, daríamos mais valor a nós mesmos e ao sacrifício de Cristo. Crer nisso é crer no evangelho, quer ver? 

 1 Corintios 6; 19
19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Agora tenha em mente uma coisa, seja casa, participe da igreja e vá a um templo, SIM! mas não fique preso a um lugar, não podemos ficar trancados em um templo esperando que um perdido entre e diga: EU NÃO CONHEÇO ESSE JESUS, MAS QUERO ACEITA-LO, lembre-se que lá fora é frio, mas nós que temos o espírito morando dentro de nós, somos aquecidos, então não podemos deixar nossos irmãos no frio, no escuro, temos que levar esse aconchego e esse conforto, que vem da parte de Deus para nossos irmãos perdidos no mundo.



Deus te escolheu para habitar, você é casa, lugar de Deus ele não quis os templos que eu posso construir com as minhas mãos para fazer de habitação, como era antes. Ele preferiu agente, com todas as falhas e imperfeições, sabe porque? porque somos casa, temos móveis e Deus está movendo as coisas de lugar, arrumando tudo, para que essa casa um dia seja perfeição. Estamos em obras. 




Bem, meus irmãos amados, era isso que eu tinha para vocês. Espero que gostem, se não, ponham suas opiniões e vamos debater.
 Fique ligado! Seja abençoado.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ser um jovem aprovado; Por Enderson Zanha


Eclesiastes 12:1 Lembra- te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento

A Paz do Senhor !
Tem certas situações  de nossas vidas que só lembramos do nosso criador quando precisamos, quando passamos por uma dificudade grande e etc. Pior são as pessoas  idosas que conheceram a Deus quando jovem mas, só agora lembram dele e como podiam ter feito diferente em sua juventude.
Este versículo nos aconselha a buscar-mos a Deus enquanto somos jovens, antes que cheguem os dias ruins, os quais  não podemos fazer a obra de Deus porque já estamos cansados de mais, porque nossa carne já não aguenta mais muito esforço e a velhice vem de uma forma ruim e muito amargurada.
Todos nós paramos para pensar o que queremos  ser depois de formados e como queremos fazer em nossa vida profissional. Mas você já parou para pensar como você quer viver sua velhice? Suas experiências de vida! Mas e suas experiências como o nosso maravilhosso Deus?
 E sua intimidade com Deus? Será se você quer ser íntimo de Deus para quando você chegar em uma certa idade contar suas experiências maravilhosas com Deus e tudo o que ele te ensinou?
Todos nós jovens, temos que estudar para arranjar um bom trabalho, mas você lê a bíblia como você lê um livro para fazer uma prova?
Nós também somos provados e quando passamos por certas provas, as vezes choramos, as vezes reclamamos . Mas nunca paramos para estudar, sim, eu disse estudar! Estudar primeiro a nossa situação (analisando o que  estamos passando, analizando possibilidades de saída ou soluões), Estudar a bíblia (quando estamos passando por dificuldades na maioria das vezes deixamos de ler a bíblia, deixamos de buscar a Deus e adorar o seu nome, muito menos proucuramos aprender com a prova), porque ela tem resposta pra tudo; têm vários exemplos de lhe dar  com vários problemas em determinadas situações, e temos que orar, clamar para Deus nos dá sabedoria para sermos aprovados e ter aprendisagem com a prova no qual você passa.
Ser um jovem não Cristão  já é difícil e ser um jovem Cristão é muito mais difícil, mas não esqueça de busca no Senhor:

*Sabedoria
*Força para perserverar
*E principalmente: INTIMIDADE COM O ESPÍRITO SANTO


Se você ler em 1 Samuel, você vai ver que Samuel foi criado junto com os fihos do Sacerdote Eli, e os filhos de Eli se prostituiam, se embebedavam, faziam tudo o que o Senhor não aprova. Mas Samuel não se deixou enfluenciar e Samuel era um jovem igual a você e eu, sujeito aos mesmos desejos que eu e você somos sujeitos. Mas Samuel resistiu e foi ele um jovem abençoado.
Todos nós passamos por provas, seja ela emocional, financeira, seja uma decisão muito séria que você ou eu tenha que tomar, mas como o irmão Diego disse: "A verdadeira sabedoria vem de Deus" E o princípio da sabedoria é temer a Deus.
Então meu amado, minha amada, quando você estiver passando por uma prova, estude para ser aprovado. Pois as provas nos são dadas para sermos aprovados.
Um outro conselho que lhes dou é observar os mais velhos, pois eles têm muitas experiências e muito para nos ensinar; olhem também os outros jovens, olhem como eles lidam com suas provas, analise as atitudes deles e pense se você agiria assim, o que você faria para fazer melhor ou como você agiria na situação deles. Têm certas provas que precisamos aprender sentindo a dor, mas há outras provas que é muito melhor observar seu irmão passar por ela.
Busque cada vez mais momentos de você com Deus, tanto em suas provas quanto em toda e qualquer situação, para que você tenha coisas boas a ensinar a outros jovens, para que Deus use a tua vida para abençoar outras pessoas. É maravilhosos quando Deus usa as nossas vidas para abençoar outras pessoas, é na hora em que estamos sendo usados por Deus é que esquecemos o gosto amargo da prova. É maravilhoso ser usado por Deus. Não se limite ao se entregar para Deus.

Sl 37:5  Entrega teu caminho a Deus confie nele e ele tudo fará!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Batalha Espíritual Pt 3: “Como vencer uma batalha em pleno deserto.” Por Mário Júnior






ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mateus 4.1-11)


Hoje vamos estudar estratégias que Jesus usou para vencer o diabo em pleno o deserto. O que para nós parece ser algo tão difícil. Mas Jesus além de ser Deus também era homem e sempre buscava deixar isso claro. No versículo dois Mateus diz que depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites o mestre teve fome, e o diabo sabia disso tentando Jesus a usar seus poderes para transformar pedra em pão, apelando para o lado homem do Senhor.

Mas Jesus venceu, e quando frustrou os planos do diabo no deserto seu ministério cresceu rapidamente, os discípulos os seguiram, as pessoas foram salvas, libertas e curadas. O poder do inimigo foi detido durante um bom tempo. Creio que Jesus usou técnicas de guerra espiritual no deserto, fornecendo-nos um modelo de como derrubar as fortalezas. Foram cinco chaves estratégicas de batalha que ele usou:



a. HUMILDADE: É quase desprezada quando se entra numa batalha, quando batizado Jesus se humilhou diante de Deus. Tiago 4.6,7 diz “Antes, ele dá maior graça pelo que diz, Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus, mas resiste ao diabo, e ele fugira de vós.” Quanta diferença entre o surgimento do ministério de Cristo e de tantos pregadores hoje! Ele se HUMILHOU, fazendo exatamente o oposto, não alardeando que era O Messias de Israel.





b. JEJUM: A segunda estratégia de Cristo foi o Jejum. Mateus registra que depois de jejuar 40 dias e 40 noites, teve fome. O jejum é um elemento essencial para derrubar as fortalezas que o inimigo coloca no nosso caminho.







c. A PALAVRA DE DEUS: Arraigada em nós. A inabalável, inerrante e precisa palavra de Deus, estava escrita no coração de Cristo. Muitas pessoas são enganadas por meias verdade de uma guerra espiritual. Para lutarmos efetivamente, precisamos estar intimamente inteirados com a palavra de Deus, manejando-a como uma espada contra o inimigo de nossas almas.



 d. PERSEVERANÇA: Esta é a quarta estratégia. A batalha não foi ganha num dia. Jesus gastou quarenta dias em oração e jejum. Como nos sentimos desencorajados se tivermos que perseverar por apenas um ou dois dias! Talvez você venha lutando há tempos por sua família! Não desista! Chegara o dia em que o inimigo soltará as garras da sua família, não se canse de fazer o bem!

 e. AUTORIDADE: Trata-se de dar ordens aos espíritos imundos que tentam nos aprisionar em meio a esse deserto. Muitas vezes não nos apercebemos das palavras poderosas que Cristo usou no deserto, ao terminar a luta. Ele falou com muita autoridade: RETIRA-TE, satanás! Mateus 4.10 diz que o diabo o deixou, vieram os anjos de Deus e o serviram.



Interessante, Jesus lutou sem que ninguém intercedesse por Ele! A igreja ainda não existia. Ele obteve a vitoria usando as chaves de Mateus 4. HUMILDADE, JEJUM, CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS, PERSEVERANÇA E AUTORIADE.

Lembre-se que em meio ao deserto o Senhor jamais nos deixa e se for preciso ele nos carrega demonstrando ser um Pai verdadeiro, um Pai amoroso, um Pai de misericórdia. Mas veja que ele também passou pelo deserto e mostrou que há como vencer apenas usando essas cinco chaves. Jamais deixe de acreditar que você pode vencer. Jamais deixe de acreditar em si mesmo. Seja um canal para o amor de Deus, o consolo e o poder do Espírito Santo. Embora sejamos jovens podemos trazer um avivamento para essa nação, basta apenas sermos ousados e tomar posse das promessas que o Senhor tem para cada um de nós.

Esse é um estudo simples, que foi passado a mim por pessoas ousadas e fieis ao Pai, que fazem a diferença em humildade e perseverança. Graças a Deus por ter tido pessoas assim do meu lado, que ajudaram a moldar meu caráter e crescer no reino de Deus.

Que Deus abençoe cada um de nós e possa nos mostrar o seu poder a cada dia.